FALE CONOSCO
História – Chapada dos Veadeiros
Os registros dos primeiros habitantes da região da Chapada dos Veadeiros fazem referência aos índios Avá Canoeiros, Crixás e Goyazes. Em 1592 os Bandeirantes abriram as primeiras trilhas e posteriormente, por volta de 1730 chegaram por aqui em busca de ouro, o que levou ao desaparecimento da população nativa. O povoamento da região se deu com a implantação de uma fazenda na segunda metade do Século XVII denominada Fazenda Veadeiros. Em 1912 foi com a descoberta da primeira grande jazida de cristal-de-rocha da Chapada, ocorreu o povoamento do Distrito de São Jorge, uma vez que vários dos acampamentos de garimpeiros da época se transformaram em povoados e cidades.
Chapada dos Veadeiros: o coração do Brasil
Um dos destinos de ecoturismo mais visitados do Brasil, possui uma das formações geológicas mais antigas e exuberantes do planeta, muito rica em fauna e flora. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e Reserva da Biosfera Goyaz. A cidade de Alto Paraíso é referência mundial no modelo de economia sustentável e inovação programa da Organização das Nações Unidas (ONU). A Chapada dos Veadeiros recebe turistas vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Fica próxima a capital do país, Brasília – DF, à apenas 229 km.
É uma área de proteção e preservação ambiental que utiliza o ecoturismo como forma de gerar renda e desenvolvimento sustentável para a região. É permeada por oito municípios: Cavalcante, São Gabriel, São João d´Aliança, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Nova Roma, Campos Belos e Alto Paraíso de Goiás.
A Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso possui um forte turismo místico. Dentre os motivos, pode-se citar as exuberantes paisagens, a abundância de aflorações de quartzo (o que faz a chapada ser vista como um centro de concentração de energia) e o fato de ela ser cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu. A ocupação mística da região começou pouco antes da criação do parque. Por conta disso e da grande quantidade de cristais de quartzo que brotam do chão é considerada por muitos a capital mística do Brasil. Atrai muitas pessoas em busca de modos de vida e turismo mais sustentáveis, terapias holísticas e desenvolvimento espiritual, mas principalmente amantes da natureza e aventureiros! Reúne também diversas pessoas e movimentos alternativos.
Está com alguma dúvida ou precisa de ajuda?
Entre em contato com nossos canais de atendimento listados abaixo ⤵︎